sábado, 13 de novembro de 2010

Sobre o G20

Durante esta semana tivemos conhecimento da reunião de cúpula do G20, que aconteceu em Seul, Coréia do Sul, entre os dias 11 e 12 de novembro de 2010, com foco exclusivo nos desequilíbrios cambiais afetando o comercio mundial, tendo como maiores pivôs os EUA e a Índia. Ouve-se muito falar no G20 e algumas pessoas não sabem o que faz o G20 e quais são os países que o compõem. Então segue abaixo estas respostas:
O que é o G20?
O Grupo dos 20 (ou G20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Nas reuniões que acontecem do G20 é muito comum ter a participação dos Chefes de estado e Presidentes das nações que o compõem.
Qual o papel do G20?
Visa a favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que juntos compreendem 85% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio mundial e dois terços da população mundial.
O G-20 é um fórum de cooperação e de consulta sobre assuntos do sistema financeiro internacional. Trata sobre estudos, opiniões, e promove a discussão entre os principais países emergentes no mercado industrial e de questões de política relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional. Pretende abordar questões que vão além das responsabilidades de qualquer organização.
Quais são os países que compõem o G20?
África do Sul - Alemanha - Arábia Saudita - Argentina - Austrália -  Brasil - Canadá - China - Coreia do Sul - Estados Unidos - França - Índia - Indonésia - Itália - Japão - México - Reino Unido - Rússia -Turquia e União Europeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário