sexta-feira, 1 de abril de 2011

As mães de Chico Xavier

Ontem tive a felicidade de assistir mais uma linda produção cinematográfica brasileira, o filme "As mães de Chico Xavier". Longe de mim aqui fazer uma crítica sobre o filme, seria no mínimo presunção. 
Eu quero sim registar a delicadeza do tema central do filme as "PSICOGRAFIAS". 
Psicografia (do grego, escrita da mente ou da alma), segundo o vocabulário espírita, é a capacidade atribuída a certos médiuns  de escrever mensagens ditadas por Espíritos.
A Psicografia não é apenas um "DOM" é mais do que isso "MISSÃO" assim como todos os dotes mediúnicos que um ser pode ter. No filme o personagem Chico Xavier lembra que está a serviço de DEUS para trazer alento aos corações sofridos de muitas mães. Estas mensagens trazem bem mais que conforto ou consolação, trazem a confirmação incontestável, através de fatos comprovados por parentes e amigos, que realmente a mensagem é d´aquele ser amado que seguiu para o plano espiritual e desta forma a certeza de uma nova revelação para alguns descrentes: a eternidade do espírito.
De acordo com o livro dos médiuns, abaixo seguem as seguintes informações: 
"159. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. É de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações. As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos.
178. De todos os meios de comunicação, a escrita manual é o mais simples, mais cômodo e, sobretudo, mais completo. Para ele devem tender todos os esforços, porquanto permite se estabeleçam, com os Espíritos, relações tão continuadas e regulares, como as que existem entre nós. Com tanto mais afinco deve ser empregado, quanto é por ele que os Espíritos revelam melhor sua natureza e o grau do seu aperfeiçoamento, ou da sua inferioridade. Pela facilidade que encontram em exprimir-se por esse meio, eles nos revelam seus mais íntimos pensamentos e nos facultam julgá-los e apreciar-lhes o valor.
Para o médium, a faculdade de escrever é, além disso, a mais suscetível de desenvolver-se pelo exercício."
O Livro dos Médiuns - Capítulos XIV e XV.
Cabe naturalmente observar que em vários aspectos a Psicografia pode ser desenvolvida, mas acima de tudo temos que primar pela essência do que está sendo descrito, seja por inspiração, mecânico ou intuitivo. O Médium de Psicografia, como em todos os dons mediúnicos tem a obrigação de manter a disciplina e lembrar-se sempre do maior propósito da doutrina espírita: o AMOR ao próximo, a CARIDADE. 
Infelizmente a nossa sociedade, não necessariamente todos, ainda não está preparada para algumas revelações. E as mensagens recebidas dos irmãos espirituais antes de endereçadas devem ser avaliadas na sua essência para não cair no descrédito, nem prejudicar todo o legado que a Doutrina Espírita vem construindo desde sua concepção através do grande orientador pedagógico "Alan Kardec".
É imprescindível o estudo e a prática da caridade associados ao exercício deste dom divino.
Que o Divino MESTRE JESUS esteja sempre conosco, nos inspirando atraves da LUZ do AMOR, abençoando nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário