quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lições aprendidas

Enquanto o tempo passa vivemos nossas ilusões absortos por nossos pensamentos infrutíferos perdendo tempo discutindo ou vislumbrando algo que dificilmente iremos vivenciar. Se Alice do país das maravilhas existisse realmente, este país utópico não seria com certeza o Brasil, mas que país seria este? Nenhum é claro! 
Então que tal parar de Bla, bla, bla e trocar as ilusões por fatos reais? Exemplo: já parou prá pensar quantas pessoas estão pelas ruas passando fome, quantas pessoas pelas favelas vivendo de forma sub-humana, quantos doentes em leitos de hospitais públicos sofrendo com os parcos atendimentos. Olhemos ao nosso redor, será que está tudo perfeito? Temos feito o quê por nossos irmãos mais necessitados? Ah! Esqueci! Estamos em nossa zona de conforto, acomodados com nossas conveniências pessoais, deixando acontecer. Claro! Desde que nada de indesejável seja conosco mesmos!
E será que é isso mesmo que pretendemos ensinar aos nossos filhos, sobrinhos, amigos que iniciam prematuramente a vida convencionada pelos desvios desmedidos de uma sociedade capitalista, omissa aos problemas que se espalham pelas ruas, como drogas, alcoolismo e outros tantos desregramentos consequentes das fraquezas incontroladas e irrefletidas quanto aos efeitos consequentes das nossas insanidades?!
Que lições aprendemos com a vida? Acho que muitas, mas é preciso muito mais que lições.
Precisamos de ações, atitudes tranformadoras e dignas de seres Cristãos dispostos a fazer a diferença. 
Como? Simples! Que tal começar refletindo como está nossa vida. Estamos realmente felizes com tudo que nos acontece? Estamos satisfeitos com nossas ações? Então já que tomamos consciência, começamos reconhecendo que sozinhos somos incapazes de mudar o mundo, mas podemos unir forças com pessoas e entidades que trabalham pelo bem comum. Onde? Quem? Certamente você conhece alguém que já faz isso. Observe melhor e aja agora enquanto é tempo. Afinal esta vida é única, não vamos esperar ou deixar para a proxima encarnação para corrigir o que fizemos de errado ou deixamos de concertar o que os outros desvituaram. 
Quer lição melhor? Jesus Cristo, São Francisco de Assis, Madre Tereza e outros tantos que viveram em prol do amor e da caridade fraterna. Aprendeu? Então agora ensina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário