quarta-feira, 21 de março de 2012

As Bem-Aventuranças (O Sermão da Montanha)


Queridos irmãos copio aqui São Mateus Capítulo 5 v. 1 a 12, trazendo o "Sermão da montanha". Este humilde seguidor da doutrina espírita procura na sua ótica tecer alguns comentários sobre tão rica passagem, quando Cristo entre nós esteve:
Quando viu a multidão, Jesus subiu ao monte; havendo se sentado, seus discípulos se aproximaram, e ele começou a ensinar-lhes dizendo:
  • Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céu
  • Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados;
  • Bem-aventurados os humildes, pois herdarão a terra;
  • Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados
  • Bem-aventurados aqueles que são misericordiosos, porque eles próprios obterão misericórdia;
  • Bem-aventurados aqueles que têm puro o coração, porque verão a Deus;
  • Bem-aventurados os pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus;
  • Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois deles é o reino dos céus;
  • Bem-aventurados sois, quando vos insultarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa;
Meus irmãos, temos aqui uma grande mensagem de esperança e renovação. Como nas leis morais, onde Deus envia os dez mandamentos para Moisés indicando a melhor forma de se comportar na vida e com o próximo, lembrando que amar a DEUS, é amar ao próximo, vem o Divino Mestre Jesus, orientado também por nosso Pai e nos deixa as Bem-aventuranças, como um legado moral e de disciplina a ser seguido.
Não seria portando necessário nós termos que receber esta mensagem se por ventura todos fossemos perfeitos. Mas o que é a perfeição se não seguir aos princípios de amor e bondade tão bem elucidados neste grande legado, apresentado pelo Mestre Amado Jesus;
Em nossa natureza está toda a nossa essência. Se tivermos sentimentos, emoções, estaremos condicionados aos nossos erros. Entretanto, cabe-nos encontrar o equilíbrio na condução destas emoções para evitar afetar de forma danosa não só a nossa vida como também a do nosso próximo.
Fazer o bem sem olhar a quem é a mais pura expressão de amor. Todo aquele que se eleva será rebaixado e todo aquele que se rebaixa será elevado. Muitas vezes seremos testados. Até onde poderemos suportar com humildade o sofrimento? Precisamos aceitar resignadamente as humilhações que passamos, demonstrando para nós mesmos o quanto podemos suportar tamanha degradação. Ser pobre de espírito é ser humilde, é não ter orgulho, nem arrogância. É aceitar toda humilhação que teremos que passar.  Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Chorar é a expressão que temos sentimentos. Isso é necessário muitas vezes para extravasar as nossas dores, nossas emoções. O homem que chora expõe suas emoções, expõe seus sentimentos e assim sabemos que independente de sua condição ele tem suas fragilidades. É na dor que se conhece o indivíduo que é capaz de se renovar buscando o caminho para solucionar suas aflições. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Ter simplicidade, ser humilde, respeitar ao próximo, ser bondoso e caridoso é uma demonstração de amor e respeito às leis divinas. Estamos aqui para evoluir e neste processo de desenvolvimento está o mais necessitado que precisamos acolher e dar um pouco de nós em benefício dele. Esta bem-aventurança se parece bastante com a da pobreza de espírito e nada mais é que a reafirmação do quanto precisamos melhorar. Bem-aventurados os humildes, pois herdarão a terra. Vejam bem que esta herança não é uma herança material. Nosso orbe está passando por um processo de mudança de prova e expiação para regeneração e só teremos condições de participar deste processo se contribuirmos com nosso amor, nossa humildade.
E neste processo de evolução, de transformação, precisamos ter consciência de nossos erros, nossas falhas e fraquezas morais. Mas também devemos confiar na justiça divina que sempre dará o refrigério para nosso espírito. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Fazer o bem sem olhar a quem e não esperar nada em troca. Pedir e dar o perdão são exemplos de misericórdia. Esta misericórdia que o nosso Pai, com sua compaixão divina, nos oferece. Bem-aventurados aqueles que são misericordiosos, porque eles próprios obterão misericórdia;
Não maldizer ao próximo, independente de suas falhas, de seus erros. Não julgar para não ser julgado. Esta é a essência de um coração puro. Bem-aventurados aqueles que têm puro o coração, porque verão a Deus;
Aceitar com resignação o sofrimento, a dor. Se alguém te bater na tua face direita, vira-te e oferece-lhe também a outra. Aceita com humildade os males que te fazem. Tende paciência, esperando e confiando nos desígnios de Deus. Bem-aventurados os pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus.
E nesta busca pelo bem comum, por defender aos injuriados, e desejar verdadeiramente a paz e a felicidade plena na nossa terra, muitas vezes sofremos as maledicências de corações perturbados. Devemos continuar confiando em Deus nosso pai. Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados sois, quando vos insultarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Para seguir a Deus, o caminho é íngreme, cheio de pedras e trincheiras que temos que superar. É um caminho muitas vezes de muita dor, de muito sofrer, mas logo a frente surge a luz da esperança, da confiança, da certeza de dias melhores onde o amor reina soberano e o nosso mundo estará feliz. A felicidade plena é o destino que todos nós espíritos em processo de transformação e de renovação poderemos alcançar, confiantes na graça Divina de Deus nosso Pai e dos conselhos amigos do Nosso amado Mestre Jesus, seguindo respeitosamente as Bem-aventuranças. Pois sejamos todos esta fonte de luz a guiar nosso caminho e dos espíritos que fazem parte de nossa existência, encarnados e desencarnados. Pois sejamos todos verdadeiramente “Bem-aventurados”.
Material utilizado em palestra realizada no dia 20.03.2012 no Centro Espírita Jesus e Seus Apóstolos-CEJA.

2 comentários:

  1. Muito bom. Nos faz refletir bastante sobre as decisões que tomamos no dia-a-dia, e haja refletir.

    ResponderExcluir
  2. Fernando querido, que boa reflexão a sua. Confesso que quase nunca consigo ver as postagens suas, e de outros amigos também, mas quando consigo ver, sempre me delicio e, posso, com isso, aprender e refletir junto. Compartilho das mesmas idéias que você, e acredito na força do amor. A felicidade plena, como você disse, é o nosso destino.

    ResponderExcluir