segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A influência do Espiritismo no progresso da humanidade


No Livro O Consolador, do Espírito Emmanuel, através da mediunidade de Chico Xavier, temos a questão 352 que é a seguinte:
Devemos reconhecer no Espiritismo o Cristianismo redivivo?
·    O Espiritismo evangélico é o Consolador prometido por Jesus, pela voz dos seres redimidos, espalham as luzes divinas por toda a Terra, restabelecendo a verdade e levantando o véu que cobre os ensinamentos na sua feição de Cristianismo Redivivo, a fim de que os homens despertem para a era grandiosa da compreensão espiritual com o Cristo.
Diante desta resposta do Espírito Emmanuel, podemos destacar diversos pontos de reflexões para entender a influência do Espiritismo no progresso da humanidade, a saber:
1 - O Espiritismo é o Consolador prometido:
Já na questão 353 deste mesmo livro do Emmanuel sobre o fato do Espiritismo vir ao mundo para substituir as outras crenças, o querido irmão responde: O Consolador, como Jesus, terá de afirmar igualmente: “Eu não vim destruir a Lei”.
O que nos leva a reflexão de que o Espiritismo vem ocupar uma lacuna existente nas mentes e nos corações daqueles que não se fizeram satisfazer por situações que não respondem suas perguntas muitas vezes sem consolo.
E complementa Emmanuel: A missão do Consolador tem que se verificar junto das almas e não ao lado das gloríolas efêmeras dos triunfos materiais. Esclarecendo o erro religioso, onde quer que se encontre, e revelando a verdadeira luz , pelos atos e pelos ensinamentos, o espírita sincero, enriquecendo os valores da fé, representa o operário da regeneração do templo do Senhor, onde os homens se agrupam em vários departamentos, ante altares diversos, mas onde existe um só Mestre, que é Jesus Cristo.
2 - Restabelecendo a verdade e levantando o véu que cobre os ensinamentos na sua feição de Cristianismo Redivivo:
A proposta do Espiritismo não é transformar-se de forma inconsequente em religião, visto que propõem que tenhamos a consciência dos nossos atos, que estamos envoltos por leis que regem a vida, a natureza e todo universo, e que por isso estamos envoltos por tudo isso por fazermos parte de tudo que há, e que tudo isso é criação de Deus. Restabelecer a verdade é fazer-nos ver que tudo tem um justo motivo e deve ter seu justo valor; levantar o véu que cobre os ensinamentos seria a proposta de refletirmos que, de forma racional, todas explicações até então recebidas entorno da vida seriam suficientes para satisfazer nossas buscas?; Os ensinamentos na sua feição de Cristianismo Redivivo é a renovação da nossa fé, sabendo os porquês e para quês estamos nesta vida, qual nossa missão, que proposta Deus nos ofereceu visando nossa evolução espiritual.
3 - Despertem para a era grandiosa da compreensão espiritual com o Cristo:
Aí está a grande lição do Espiritismo que é nos sacodir e fazer-nos despertar para as propostas evangélicas de Jesus. Sem Dogmas, sem excessos, apenas o AMOR como fonte segura de transformação. O Amor que salva, que cura, que cuida, que ajuda. O Amor que apenas ama sem nada esperar em troca.
Allan Kardec no Livro o que é o Espiritismo esclarece que o Espiritismo tem por base as verdades fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma, a imortalidade, as penas e as recompensas futuras, mas ele é independente de todo culto particular. Seu objetivo é provar, àqueles que negam ou que duvidam, que a alma existe, que ela sobrevive ao corpo; que ela suporta, depois da morte, as consequências do bem e do mal que fez durante a vida corpórea.
E visando o maior esclarecimento da proposta do Espiritismo ainda neste mesmo livro o querido codificador, Allan Kardec explica:
O objetivo essencial do Espiritismo é o adiantamento dos homens. Não é necessário procurar senão o que pode ajudar ao progresso moral e intelectual.
O egoísmo, o orgulho, a vaidade, a ambição, a cupidez, o ódio, a inveja, o ciúme, a maledicência, são para a alma ervas venenosas da qual é necessário cada dia arrancar algum pé e que têm, como antídoto: a caridade e a humildade.
Também vem renovar a fé do homem, trazendo um método diferente de orar, mostrando que aquele que tem fé não perde a esperança, que os sofrimentos da vida presente são os tesouros que nossa alma necessita para nosso melhoramento.
O homem que ora com fervor e confiança é mais forte contra as tentações do mal, e Deus envia os bons Espíritos para ajuda-lo. É um socorro que jamais é recusado quando pedido com sinceridade.
Mostra a importância do perdão das ofensas: “Aquele que pede a Deus o perdão de suas faltas, não obtêm senão mudando de conduta. As boas ações são a melhor das preces, porque os atos valem mais que as palavras.”
O Espiritismo esclarece que sem a caridade o homem não tem salvação.
A caridade é a lei suprema do Cristo: “Amai-vos uns aos outros como irmãos; amai vosso próximo como a vós mesmos; perdoai vossos inimigos; não façais a outrem o que não gostaríeis que vos fizésseis”; tudo isso se resume a palavra caridade.
Diante de todos estes argumentos não podemos nos isentar de reconhecer a insofismável influência que o espiritismo tem no progresso da humanidade.
Suas lições, através da doutrina de amor de Jesus, das mensagens consoladoras dos Espíritos, do método criterioso e sério elaborado pelo codificador Allan Kardec, nos faz compreender que não estamos aqui apenas de passagem e que temos sérias responsabilidades a cumprir, e, portanto, devemos nos esforçar constantemente para realizar a nossa transformação moral e intelectual, visando promover, na urgência que se abrevia cada vez mais, o nosso progresso e de toda humanidade.
Fernando Oliveira – 20/08/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário